O concurso é um projeto idealizado e coordenado pelo cineasta e presidente da Associação Minas Audiovisual da Amav, Wilton Araújo, e teve como tema principal ressaltar a importância de Bernardo Mascarenhas idealizador da Usina de Marmelos que trouxe desenvolvimento para cidade além da iluminação à Juiz de Fora e benefícios em diversos setores do município.

Com apoio de órgãos parceiros na iniciativa: Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sudeste de Minas Gerais (Sinepe/Sudeste), Superintendência Regional de Ensino, Museu de Crédito Real, Instituto Teuto Brasileiro Willian Dilly, Museu de Marmelos Zero e Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região, Instituto Metodista Granbery, Faculdade Suprema e Loja Maçônica Fidelidade Mineira, Participaram estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares sendo premiados alunos com os melhores trabalhos de redação, desenho e maquete.

Foram premiados alunos do Colégio Nossa Senhora do Carmo, da Escola Estadual Professor Quesnel e da Escola Municipal Professora Núbia Pereira de Magalhães na categoria desenho. Já na área de redação, os prêmios foram para o Colégio Magnus e para a Escola Municipal Olinda de Paula Magalhães. Na categoria maquete, venceram a Escola Cenecista Monteiro Lobato e a Escola Estadual Henrique Burnier.