Presidente do SINEPE/SUDESTE participa de reunião do 1° Fórum de Segurança de Juiz de Fora
O SINEPE/SUDESTE integra o 1° Fórum de Segurança de Juiz de Fora e sua Presidente esteve presente na reunião que definiu as próximas providência a serem adotadas para implementação do Plano de Ações que será lançado no próximo dia 08 de agosto no evento que tem prevista a presença do Secretário Estadual de Segurança.
Além disso, o SINEPE/SUDESTE estará representado na comitiva que no próximo dia 22 viajará a Volta Redonda para conhecer a bem sucedida experiência implantada naquela cidade.
Este é um tema que guarda relação direta com as atividades por nós desenvolvida, em razão do grande contingente de pessoas que formam a comunidade acadêmica. Portanto, participar de iniciativas como estas, que visam aprimorar o sistema de segurança de nossa comunidade é um dever de cidadania.
Confira abaixo a matéria a notícia que se encontra no site da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.
Definidos temas para o 1º Fórum de Segurança de Juiz de Fora Reunião sobre o 1° Fórum de Segurança de Juiz de Fora define os assuntos que serão debatidos nas oficinas temáticas. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira, 9, na sede da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), entre lideranças empresariais, representantes do Corpo de Bombeiros, das polícias Civil e Militar e os secretários de Governo, José Sóter de Figueirôa, e de Comunicação Social, Michael Guedes. Esta foi a terceira reunião do grupo para discutir ações estratégicas que contribuam com a redução de ocorrências relacionadas ao crime e à sensação de insegurança no município. Foram estabelecidos, na ocasião, os temas das oficinas que serão oferecidas aos participantes do fórum, formado por integrantes de associações de moradores, faculdades, Câmara Municipal, Ministério Público, Poder Judiciário, instituições empresariais, veículos de comunicação, órgãos de segurança e PJF. As oficinas serão organizadas em seis temas: Delinquência Juvenil, Consumo de Drogas em Juiz de Fora; Medo do Crime e Sensação de Segurança; Impunidade; Déficit de vagas no Sistema Prisional e Reincidência Criminal. As temáticas serão mediadas por especialistas em cada área. De acordo com a representante do Sindicato das Escolas Particulares de Juiz de Fora (Sinepe), Anna Dianin, o conhecimento adquirido no fórum, além de contribuir para a proposição de ações a longo prazo, vai garantir “a adoção de medidas práticas e imediatas que auxiliem o trabalho da polícia”. Plano de ações Imediatas será lançado no fórum
No fórum, previsto para o próximo mês, um Plano de Ações Imediatas, estruturado pelos diversos setores que formam a sociedade civil e órgãos públicos, será lançado. Outra informação é que, além da realização das palestras, será formulado um documento para a cidade, a partir das oficinas, que será entregue, aos candidatos ao Governo do estado.
Ainda neste mês, o grupo formado por membros do Centro Industrial, Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sinepe, Sindicato do Comércio (Sindicomércio), Associação Comercial, Agência de Desenvolvimento e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL), além de representantes de empresas de consultoria em segurança e polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e PJF, viaja para Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro, para conhecer o modelo de segurança adotado na cidade para conter os índices de violência.
* Informação com a Secretaria de Comunicação Social pelo telefone 3690-7599 ou Secretaria de Governo pelo telefone 3690-7731.