A Presidente do SINEPE e o Professor Erickson Luiz de Aragão do Colégio Pio XII de Juiz de Fora integram comitiva que visitou Volta Redonda
Dando prosseguimento aos trabalhos de preparação do I Fórum Municipal de Segurança que se realizará em Juiz de Fora, no próximo dia 15 de agosto, a Presidente do SINEPE – Professora Anna Gilda Dianin e o Diretor do Colégio Pio XII de Juiz de Fora – Professor Erickson Luiz Aragão, integraram a comitiva que visitou Volta Redonda para conhecer o sistema municipal de segurança daquele município. Lei abaixo a matéria, com informações da Secretaria Municipal de Comunicação de Juiz de Fora: Prefeitura, polícias Civil e Militar e empresários de Juiz de Fora visitam Volta Redonda para conhecer modelo de segurança. Nessa terça-feira, 22, o secretário de Governo, José Sóter de Figueirôa, acompanhado por lideranças empresariais e representantes das polícias Civil e Militar de Juiz de Fora, visitou a cidade de Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro, na busca por experiências que contribuam com a diminuição da criminalidade no município. O grupo foi recepcionado pelo prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, que apresentou os sistemas adotados na cidade para garantir a segurança dos cidadãos e parabenizou a iniciativa da prefeitura de Juiz de fora (PJF) em trabalhar em conjunto com diversos setores da sociedade para assegurar o bem-estar dos moradores.
“Segurança pública é obrigação de todos. A partir do momento em que nos unimos, o resultado foi muito positivo, aqui o índice de violência está caindo, com todos trabalhando em prol da população”, destacou Neto. Para Figueirôa, a troca de experiências entre os municípios é primordial para o desenvolvimento de um modelo eficaz em Juiz de Fora. “Entender como funciona o processo de articulação e integração entre os órgãos de segurança, de maneira harmoniosa, vai ajudar a todos a propiciar um ambiente seguro para a população”, ressaltou o secretário. Acompanhada pelo major Rodrigo Ibiapina, a comitiva conheceu o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), uma central de monitoramento por câmeras e atendimento ao cidadão. O objetivo é oferecer aos profissionais de segurança pública os recursos essenciais para o desenvolvimento do trabalho de maneira eficiente e qualificada, prevenindo assim, ações delituosas e prestando atendimentos de forma ágil. De acordo com o major, o monitoramento por câmeras é de suma importância para eficiência dos profissionais do Ciosp, e desde 2007 Volta Redonda já possui esse sistema. “Preventivamente, conseguimos intervir em situações de risco, encaminhando viaturas para os locais onde se verificavam atitudes suspeitas, além de conseguirmos acompanhar ocorrências de trânsito, por exemplo”, frisou Ibipina, complementando que as câmeras instaladas em juiz de Fora pelo Programa “Olho Vivo” serão substanciais para o trabalho da polícia. O roteiro do grupo continuou, com uma visita à 5ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), que reúne, no mesmo espaço físico, os representantes do Comando de Policiamento de Área, da Polícia Militar do Rio de Janeiro e do Departamento de Polícia de Área da Polícia Civil do Rio de Janeiro. A agenda terminou com a ida ao “Estádio da Cidadania”, que, além de receber partidas de futebol, oferece, debaixo das arquibancadas, serviços e projetos nas áreas de saúde, educação e lazer.
Fizeram parte da comitiva, representantes da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora, Associação Comercial e Empresarial, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Polícias Civil e Militar, Sindicato do Comércio Varejista (Sindicomércio), Sindicato dos Panificadores, Universidade Federal Juiz de Fora (UFJF), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Centro de Prevenção à Criminalidade, Conselho Municipal de Políticas Integradas sobre Drogas, Casa da Mulher/Centro de Referência, Sindicato das Escolas Particulares e agência de produções Casa Cheia.
O mesmo grupo será responsável pela formulação do 1° Fórum de Segurança de Juiz de Fora, organizado pela Casa Cheia. No evento, serão discutidas ações estratégicas que contribuam com a redução de ocorrências relacionadas ao crime e à sensação de insegurança no município. Além disso, a partir de oficinas, será formulado um documento para a cidade, que será entregue aos candidatos ao Governo do estado.
* Informação com a Secretaria de Comunicação Social pelo telefone 3690-7599.