Decálogos
Sem perder as esperanças, precisamos adquirir a consciência de que vamos enfrentar dias muitos difíceis. No plano econômico, o Brasil iniciava os primeiros passos para fortalecer nossa economia e conquistar níveis mais altos de crescimento, quando fomos alcançados em pleno voo rumo a esta estabilidade.
Em consequência da pandemia da COVID-19, grande parte do setor produtivo se vê afetado pelas medidas restritivas que se vão avolumando.
Mesmo com a ajuda governamental, é provável que pessoas físicas e jurídicas venham a sucumbir. Para evitar danos maiores, é fundamental o engajamento de todos naquilo que se assemelha ao “esforço de guerra”, objetivando minimizar os impactos negativos que já se fazem sentir.
No caso dos Estabelecimentos Privados de Ensino, a recomendação prevalecente é no sentido de que devemos nos adaptar às quarentenas impostas e fazer a roda girar.
Por isso, o Sinepe/Sudeste, através de seu Gabinete de Crise preparou 4 Decálogos, destinados a: (a) comunidade educativa; (b) aos Diretores; (c) aos professores, e, (d) estudantes.
O material pode ser reproduzido ou adaptado à realidade de cada Instituição, com indicação de fonte.